Visita Técnica ao Biodigestor do DZO | UFV

Na quarta-feira da semana passada, dia 18 de maio, os membros do grupo de estudos em Biogás realizaram uma visita técnica à UEPE em Suinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Nesta interessante oportunidade foi possível observar de perto, e na prática, a planta de um biodigestor modelo lagoa coberta, que está em operação desde 2019, destinando adequadamente os rejeitos dos suínos dessa propriedade.
No Brasil, este modelo de biodigestor é amplamente utilizado no tratamento de dejetos, e é constituído de uma parte de alvenaria vedado com lona, que também faz a cobertura do mesmo. Funcionando como uma “caixa preta”, neste ambiente isolado, e sem a presença de oxigênio, ocorrem processos biológicos de decomposição acelerada que acarretam na produção de biogás, que infla a lona.
Agradecemos ao professor orientador André Rosa e aos mestrandos e doutorandos que nos guiaram nessa visita, pela explicação e respostas as nossas dúvidas quanto ao caminho de produção do Biogás em uma suinocultura, somando em nossos conhecimentos a esse biocombustível.

Pré-visualização da imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem