Informativo

Produção de biodiesel a partir da semente de seringueira

O seringueiro, por conta do látex é aplicado, principalmente, na produção de borracha. Além do látex, essa árvore pode oferecer também as sementes, as quais podem ser utilizadas na produção de biodiesel.
Um projeto inovador em relação as seringueiras ocorreu na região do Noroeste Paulista, mas não sobre o látex e sim sobre o solo. As sementes, que não tinham utilidade nenhuma, caiam do período entre janeiro e março, agora estão sendo utilizadas em um projeto desenvolvido por uma empresas de São José do Rio Preto (SP) junto com duas faculdades do Paraná, em que o óleo extraído da semente de seringueira apresentou bons resultados para a produção de biodiesel.
Esse novo projeto é interessante, pois, dessa forma, desenvolve-se uma nova fonte de matéria-prima para o biodiesel, a partir de um subproduto sem utilidade da seringueira, além de contribuir com novas oportunidades para os produtores rurais.

SEMENTE de seringueira é usada para produzir biodiesel. G1, [S. l.], 4 jun. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2023/06/04/semente-de-seringueira-e-usada-para-produzir-biodiesel.ghtml. Acesso em: 7 jun. 2023.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados