Informativo

Etanol hidratado e anidro: qual a diferença?

O Etanol hidratado e o anidro diferem pela quantidade de água presente em cada um.

Durante a  fermentação, umas das fases do processo de obtenção do álcool, obtém-se uma solução hidroalcoólica que passa por um sistema de destilação. Na destilação, após o aquecimento, o etanol evapora antes que a água, por ser mais volátil, e será separado em outro recipiente. A solução obtida após a destilação e a retificação é o etanol hidratado que contém em sua composição  4,9% de água. O etanol e a água formam uma mistura azeotrópica, que possui temperatura de ponto de ebulição igual, não sendo possível a separação da água e etanol além desses 95%. Dessa forma, é necessário operações para desidratar o etanol.

Para obter o etanol anidro, a solução pode passar por um processo de desidratação via peneira molecular. Nesta, um material adsorvente, a zeólita,  adsorve a água, capturando-a e permitindo passagem do álcool, produzindo, assim, o etanol anidro com 0,4% de água. 

O etanol anidro é utilizado na produção de tintas e vernizes e pode ser misturado à gasolina para baratear o combustível, sendo que a quantidade de etanol na gasolina deve estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo. O etanol hidratado não é usado nessa mistura, porque a gasolina possui caráter apolar e a água é classificada como polar, formando um sistema heterogêneo.

O etanol hidratado pode ser separado em dois tipos: industrial ou combustível. O industrial é usado no ramo alimentício, mercados farmacêuticos e aplicações industriais, o etanol combustível pode conter aditivos e  impurezas tóxicas e por isso não pode ser utilizado como o industrial.

Fontes:

https://www.novacana.com/noticias/anidro-hidratado-diferencas

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados