COMO FAZER ETANOL A PARTIR DE MICROALGAS
As microalgas são seres unicelulares que vivem em meios aquáticos e realizam fotossíntese. Pela presença de açúcares – majoritariamente celulose – em sua parede celular, podemos quebrá-la e, assim, depois de transformar esses açúcares mais complexos em açúcares fermentescíveis, produzir Etanol de Terceira Geração (3G). O processo se baseia no cultivo dessas microalgas, colheita, pré-tratamento – para romper o emaranhado de fibras – e, finalmente, uma hidrólise.
No pré-tratamento, iremos quebrar a parede celular e dar acesso à celulose, matéria-prima desejada dessa microalga. Após isso, com melhor acesso à celulose, hidrolisa-se esta, por meio da enzima celulase, transformando-a em um açúcar menos complexo, a glicose, que pode ser fermentada pela levedura, diferentemente da celulose, açúcar mais complexo.
As enzimas, por serem solúveis em água, acabam sendo descartadas no final do processo, Após isso, segue normalmente o processo do etanol de primeira geração, com fermentação e destilação.
A produção de etanol por meio das microalgas possui vários benefícios, como a não-competição com alimentos, sustentabilidade e reutilização de micro-organismos. Além disso, o cultivo pode ser em biorreatores ou esgotos.