Informativo

Biofertilizantes a partir de um Biodigestor

O biodigestor é um recipiente que armazena matéria orgânica e degrada esta por meio de bactérias que realizam processos químicos como a hidrólise, acidificação, acetanogênese e metanogênese. O resultado de tais processos gera como produtos o biogás, que pode ser utilizado para a produção de energia e aquecimento, e os biofertilizantes.

Segundo o Ministério da Agricultura, os biofertilizantes são compostos que atuam na planta com o objetivo de aumentar sua produção. Esses compostos podem ser obtidos como um subproduto de um biodigestor, uma vez que, depois que biodigestor for alimentado com o substrato e sofrer os processos bacterianos referidos, obtemos um produto rico em macro e micronutrientes, sendo destes o destaque: fósforo, potássio e nitrogênio. Além disso, ele contém hormônios importantes para o crescimento das plantas, como o ácido indolacético, giberelinas e citocininas, entre outros.

Fica evidente, portanto, que o biodigestor, além de gerar ganhos consideráveis na parte energética, também pode ser útil na parte agrícola ao gerar um biofertilizante que irá aumentar a produtividade agrícola de quem o usa.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados