Aumento da percentagem de biodiesel no diesel
O biodiesel é um potencial substituto do diesel, também sendo favorável para a redução de gases poluentes que prejudicam o meio ambiente, uma vez que só pode ser utilizado em motores a diesel.
Por exemplo, se uma mistura tem 12% de biodiesel, ela é chamada de B12. O aumento dessa porcentagem deveria estar seguindo o Cronograma Nacional de Política Energética (CNPE), de 2017, o qual definia o aumento gradual da fração de biodiesel no diesel. Entretanto, o governo passado estagnou a porcentagem de 10% (B10), ou seja, esse cronograma não foi seguido.
Já no governo atual, essa porcentagem está sendo aumentada para 12% , buscando retomar esse calendário, o qual encontra-se atrasado, pois a porcentagem de biodiesel já deveria ser de 15% (B15), a qual, acredita-se, que só será atingida em 2026. Além desse aumento gradual, o CNPE aprovou uma nova regra, a qual prevê que parte da matéria-prima do biodiesel deva ser comprada da agricultura familiar do semiárido, do Jequitinhonha mineiro e de pontos específicos do Norte e do Nordeste.